Como produzir Batata-doce Vertical em caixas de madeira – Em casa!

Mais fotossíntese batata doce caixa 1 logoExistem vários tipos de Batata-doce no mundo, variando a cor da polpa, cor da casca, sabor, textura, propriedades nutricionais, entre muitas outras características, mas nem sempre encontramos a que queremos para comprar, uma alternativa então seria plantarmos as nossas preferidas. Outro ponto importante para o cultivo é a utilização das folhas (para quem utiliza as folhas dessa planta), ter suas plantas em casa é ter uma fonte de folhas frescas.

O objetivo desta matéria é ensinar uma maneira prática e simples de se cultivar Batata-doce vertical, em caixas. É uma excelente alternativa para a agricultura urbana, que enfrenta a falta de espaço como uma de suas limitações. No exemplo, estamos utilizando caixas do tipo Torito (modificadas para a função), mas vale lembrar que o importante é o princípio; você pode utilizar vasos ou outros tipos de caixas para a função, fazendo as devidas adaptações.

No paisagismo, técnicas de cultivo vertical são bem comuns, existem inúmeras formas para se realizar tal evento. Produzir alimentos dessa maneira é uma excelente alternativa para otimizar espaços. O cultivo vertical veio para ficar!

Veja o passo a passo de como Como produzir Batata-doce (Ipomoea batatas) Vertical em caixas de madeira.

Mãos à Obra!

Primeiramente, precisamos dos caixotes preparados e das mudas de Batata-doce. Aqui no blog Mais Fotossíntese já ensinamos, de forma detalhada, como fazer ambos.

Caixotes. Temos uma matéria completa ensinando como realizar tal procedimento, confira: Como preparar caixas de madeira (tipo Torito) para cultivar Plantas. Para o cultivo, utilize uma terra fértil, rica em matéria orgânica; você também pode utilizar substrato comercial. A imagem abaixo ilustra os caixotes prontos, já com a terra.

Mais fotossíntese batata doce caixa 11a logo caixaMudas de Batata-doce. Existem inúmeras formas de preparar mudas de batata-doce. Temos uma matéria completa ensinando algumas formas de como obter essas mudas, confira: Maneiras de propagar Batata-doce (Ipomoea batatas) em casa.  Em nosso exemplo, utilizamos o método de propagação por folha única, note, na imagem abaixo, que temos mudas com aproximadamente 30 cm de altura, com o torrão. É importante retirar a muda do recipiente e manter o torrão, para aumentar as chances de pegamento, como na imagem abaixo.

Mais fotossíntese batata doce 1 caixa logo

Com as caixas preparadas e as mudas prontas, vamos para as próximas etapas.

Transplantar as mudas nos caixotes. A muda tem que ter tamanho suficiente para ser transplantada no centro, ou próxima a ele, da caixa e uma pequena parte alcance a borda do caixote, para receber luz. Se as mudas forem muito pequenas, deixe elas crescerem um pouco com as caixas na horizontal, para depois passar para o próximo passo que é o empilhamento. A imagem abaixo ilustra o processo.
Mais fotossíntese batata doce 3 caixa logo Empilhamento das caixas. As caixas do tipo torito são perfeitas para essa função, pois são projetadas para serem empilhadas, e deixam uma pequena abertura entre uma caixa e outra, basta colocar uma sobre a outra, não tem segredo. Colocamos uma caixa vazia e as outras sobre ela, para que a primeira caixa, de baixo para cima, tenha uma distância do chão, e as ramas fiquem suspensas. Empilhamos três caixotes preparados sobre esta de base. Não recomendamos o empilhamento de mais que quatro caixotes, devido ao risco de acidentes. Direcione as ramas para fora. A imagem abaixo ilustra como deve ficar. A imagem da esquerda é logo após ao empilhamento, a da direita é após alguns dias.

Mais fotossíntese batata doce 4 logo caixa

Alerta: Fique atento com crianças ou animais que possam tentar escalar a torre, pois pode desmoronar, e como a massa de cada caixote é elevada, é perigoso. Se você tem um cenário desse, faça amarrações ou tome providências para que isso não ocorra.

Resultado: Após alguns meses, as ramas tomam conta de todas as caixas, vá direcionando as ramas. Passe as ramas pelas laterais, jogue as ramas da caixa de cima na de baixo e vice-versa, faça pequenas podas de ápice (podas estimulam as brotações), enfim, vá direcionando para que o máximo de folhas ocupe o melhor espaço possível, para que recebam luz. Está pronta sua Torre de Batata-doce!

Mais fotossíntese batata doce caixa 1 logoConsiderações!

Coloque a torre onde as plantas recebam, no mínimo, 4 horas de Luz direta.
Mantenha a umidade do substrato sem encharcar.

Sobre a Colheita: Iremos preparar uma matéria completa mostrando a colheita. Aguarde. Em breve novidades! Curta nossa Página do Facebook e fique por dentro! 

Anúncios

7 comentários sobre “Como produzir Batata-doce Vertical em caixas de madeira – Em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s