Placa para Identificação de Plantas com Latas de Alumínio – Marcação definitiva

Estamos em um novo endereço, confira:

https://maisfotossintese.com.br/


 

Mais Fotossíntese Placa Logo 15

Ter uma placa identificando datas importantes, espécie, cruzamentos, tratamentos, entre outros, é necessário para diversas situações, o controle das informações que diferenciam uma planta da outra é essencial. Ter placas de identificação que durem o tempo adequado para cada necessidade é de fundamental importância.

Podemos fazer excelentes placas com latas de alumínio, utilizando apenas materiais básicos, e ainda é uma maneira de reutilizar as latas (uma parte delas). Nas placas de alumínio é possível escrever em alto ou baixo relevo e a durabilidade da marcação é de longo prazo, ideal para quando se tem a necessidade de ter a planta marcada por longos períodos.

Imagine em um Orquidário, onde existem diversas plantas com idades diferentes, espécies e cruzamentos, é preciso um controle, cada planta precisa estar etiquetada e essa etiqueta com as informações precisa durar um longo período. Ter uma marcação duradoura junto à planta é fundamental. Outra situação é em experimentos agrícolas, onde diferentes tratamentos são abordados, é preciso identificar cada um deles. Inúmeras situações exigem a identificação.

Essas placas são bem comuns, é possível encontrar vários sites, nacionais e internacionais, mencionando a utilização delas e o passo a passo de como eles fazem.  Cada um utiliza o modelo que acha mais interessante, mas o princípio é o mesmo.  Provavelmente, você já deve ter visto algumas delas por aí. Para se ter uma ideia, a reutilização de latas de alumínio para fazer placas para a identificação de plantas já foi tema de uma circular técnica da EMBRAPA, onde descrevem os processos e afirmam sua eficiência (Disponível aqui: Embrapa).

Criamos este tutorial para demonstrar como nós do “Mais Fotossíntese” fazemos as nossas plaquinhas, com um modelo que achamos interessante, que é a placa com um cabinho rígido de fixação, para que facilite na hora de utilizar, principalmente em vasos.

Veja o passo a passo de Como fazer. Mãos à Obra!

Materiais: Folha de papel, Lata de Alumínio, Caneta, Tesoura, pedaço de papelão.

Aviso: Muito cuidado na hora de cortar a lata e manusear a lâmina de alumínio. A lâmina de alumínio pode cortar.

1) Obter uma Lâmina/folha de alumínio. Para isto, precisamos retirar as duas extremidades da lata, ficando um cilindro aberto nas duas pontas, depois fazemos um corte longitudinal neste.  A imagem abaixo ilustra o processo.

Mais Fotossíntese Placa Alumínio Logo 13a

2) Cortar a Lâmina no modelo que desejamos.

a) Primeiro iremos criar um molde em papel, para depois passá-lo para o alumínio.  Como na imagem 1. A parte pontilhada indica onde iremos dobrar as abas (As abas serão dobradas para trás). Reproduza o desenho com as medidas que preferir.
b) Recorte o molde de papel e coloque sobre a lâmina.  Imagem 2.  Para que a lâmina fique reta/esticada é só ir dobrando levemente no sentido contrário do qual está curvada.
c) Recorte a lâmina seguindo o molde.  Você terá um resultado como na imagem 3. Mais Fotossíntese Placa alumínio 1 logo3) Dobrar as abas. Depois de ter cortado a lâmina, precisamos dobrar as abas do cabinho. Coloque a placa em uma superfície rígida, com a parte de trás da placa para cima. Dobre as abas onde indicava a linha pontilhada, do molde de papel, de maneira que se juntem no centro. Este procedimento é necessário para que o cabinho da placa fique bem firme.

a) Imagem 1. Parte de trás da placa.
b) Imagem 2. Primeira aba dobrada.
c) Imagem 3. Segunda aba dobrada. Assim que deve ficar a parte de trás.
d) Imagem 4. Resultado de como ficará a parte da frente. Mais Fotossíntese Placa alumínio 3 Logo

5) Imprimindo as informações. Para escrever na placa, coloque-a sobre um pedaço de papelão e com uma caneta escreva o que desejar, aplicando uma pressão suficiente para marcá-la. Para escrever em baixo relevo, basta escrever na parte da frente da plaquinha.  Simples e rápido. A imagem abaixo demonstra o processo.
Mais Fotossíntese Placa alumínio Logo 10aObservação: Para escrever em alto relevo é preciso escrever na parte de trás da plaquinha, escrevendo ao contrário, para que saia da maneira correta na parte da frente. Uma dica é escrever a palavra em um papel translúcido, escreva e veja o verso do papel, para ver a palavra ao contrário, para depois passar para a placa.

6) Resultado! Está pronto, só utilizar.
Mais Fotossíntese Placa Logo 15Dica: Você também pode optar por modelos mais simples, se adequando as suas necessidades. A imagem abaixo demonstra uma outra forma. 
Habanero Placa Alumínio Mais Fotossíntese Logo


Estamos em um novo endereço, confira:

https://maisfotossintese.com.br/


 

Um comentário sobre “Placa para Identificação de Plantas com Latas de Alumínio – Marcação definitiva

Deixe um comentário